O Vale do Amanhecer surgiu da visão de Neiva Chaves Zelaya, nascida em 30 de outubro de 1925 , na cidade de Propriá, Sergipe. Curiosamente, ela tinha em sua família padres e freiras. Ficou viúva aos 21 anos de idade. Aos 33 anos começou sua peregrinação em igrejas católicas e centros kardecistas, na procura de explicação para as visões que tinha.
Na Cidade Livre do Núcleo encontrou em um centro kardecistas uma senhora chamada Mãe Neném, que a conduziu no caminho do espiritismo. Logo em seguida, entre as cidades goianas de Alexânia e Brasília, na década de cinqüenta, fundaram a "União Espiritualista Cristã Seta Branca" (UESB). Consistia em um núcleo populacional onde se mesclava tratamentos espirituais e físicos. Logo depois, as duas mudaram-se para Taguatinga e, em 9 de novembro de 1969, chegaram a um local nos arredores de Planaltina, onde fundaram o Vale do Amanhecer. Tia Neiva tinha, segundo os seus adeptos, a mediunidade de clarividência, ou seja, a capacidade de visualizar vivências em vários planos simultaneamente. Tia Neiva desencarnou em 15 de novembro de 1985.
Hoje o Vale do Amanhecer conta com mais de 600 templos em todo o Brasil e vários no exterior. É governado por um conselho de mestres chamados de "Trinos Presidente Triada". A doutrina do Amanhecer é uma doutrina baseada nos princípios crísticos e também na teoria da reencarnação. Como já dito, o templo matriz ou referência situa-se em Planaltina DF.
Templo Mãe
A Doutrina do Amanhecer, ou Corrente Indiana do Espaço, e Correntes Brancas do Oriente maior é uma reunião de várias origens de civilizações que existiram em nosso planeta.Dentre poderemos citar as seguintes fontes:
Segundo ensinamento da Clarividente Neiva Chaves Zelaya, a Tia Neiva, há 32000 anos um grupo de seres oriundos de um planeta chamado Capela, tiveram a incumbência de colonizar a Terra. Quando aqui chegaram, vieram munidos de todos requisitos necessário para tal missão, eram quase imortais, traziam toda uma cultura de seu Planeta Mãe. Quando aqui chegaram começou a miscigenação com os habitantes que aqui existiam. Tal situação foi dando as gerações futuras, as características terrenas e concomitantemente perdendo as suas características originais. Tal situação levou a falência de seu propósito original. O que resultou a erradicação desta civilização a qual seus habitantes eram chamados de Equitumans. Logo depois outra civilização viera com o mesmo propósito, eram chamados de Tumuchys, habitavam a Ilha da Páscoa no Pacífico. Esta ilha era chamada de Omeyocan. Os totens ou estátuas erigidas eram chamados de Moais. Manipulam as energias do Sol e da lua, num processo atômico não revelado pela Clarividente. Novamente houve a falência desta civilização. Logo depois habitaram o Egito, Macedonia, leste da Russia. Outro ponto de relevância em que habitaram os Jaguares (Como são conhecido os mestres,ou médiuns da Doutrina do Amanhecer), foi Esparta e Atenas, onde num conflito épico da Cordilheira do Peloponeso se digladiaram por cinqüenta anos, na época do governo de Péricles. Logo depois reencarnam na Palestina e em Roma, como Pretorianos, Senadores, Gladiadores e Sacerdotes. Num salto no tempo habitam as Américas, precisamente nas imediações de Yucatã, como Maias, manipulavam as forças do sol e da lua, erigiam suas pirâmides e neste cultos, refizeram o contato novamente com os habitantes do então planeta Capela. Num incidente houve uma explosão nuclear de proporções gigantesca, na qual fizeram habitantes de Tikal, Mérida e cidades adjacentes abandonarem suas cidades. Voltam novamente nos períodos das Cruzadas, Idade Média, Revolução Francesa, Inquisição Portuguesa e Espanhola. Por fim ficam 100 anos no espaço sendo preparados para habitarem Brasil, Colônia e Império. Por fim habitam um local na Bahia numa cidade chamada Abóboras e Angical. Assumem a roupagem de Escravos e Feitores.
Pai João e Pai Zé Pedro
Nesta época estão encarnados os Pretos velhos hoje conhecidos como Pai João, Pai Zé Pedro e outros assim como Natacham (Tia Neiva) e nesta numa consagração crioula preconizam a criação do Doutrinador. Hoje mediunidade do médium que trabalha de olhos abertos, juntamente com o Apará, que trabalha de olhos fechados e é médium de incorporação. Finalmente em Propriá em 30 de outubro de 1925 nasce Neiva Chaves Zelaya.
Símbolo do Doutrinador
E em uma reunião na UESB (União Espiritualista Cristã Seta Branca), numa localidade entre Alexânia e Brasília é criado o Doutrinador no plano físico. Hoje a Doutrina do Amanhecer é presidida por um Doutrinador.
=====================================
=====================================
Tia Neiva desencarnou em 15 de Novembro de 1985. Sua figura, Tia Neiva, como ela era chamada por todos que a conheciam, era simples e humana.
Ela se considerava a mãe de todos, que liderava com seu amor e carinho. Mas, por trás dessa criatura simples, existia um fenômeno que escapava a qualquer classificação científica ou religiosa conhecida, que não era explicado nem mesmo pela palavra "clarividente".
Ela vivia e operava em vários planos simultaneamente e com plena consciência em cada um desses planos. Ela podia visualizar o passado e o futuro e manifestar sua visão em termos racionais; podia ver e conversar com seres de outras dimensões, tanto dos Planos Superiores como dos planos inferiores da nossa condição na Terra. Vivia na personalidade e na individualidade, ao mesmo tempo.
Nós, os seres comuns, vivemos na personalidade, e apenas vislumbramos a nossa individualidade em parcos fenômenos mediúnicos... Ela era Médium Universal, isto é, tinha todas as mediunidades conhecidas das ciências mediúnicas...
Ela conhecia toda a iniciática fundamental, os alicerces de todas as religiões, e operava fenômenos que a habilitava a iniciar outros seres humanos. Conforme os fundamentos dos Grandes Iniciados, somente um iluminado pode iniciar a outrem: ela era uma Iluminada.
FRASES MARCANTES DE TIA NEIVA
Na vida nada acontece por acaso. Tudo tem sua explicação, seu motivo, sua causa e sua razão de ser. Ninguém pode aprender somente com o êxito, somente pela felicidade...
A Ciência e a Fé, distintas em suas forças e reunidas em sua ação, para dar ao espírito do Homem uma regra, que é a razão universal, porque a Ciência que nega a fé em Deus é tão inútil como a Fé que nega a Ciência.
O equilíbrio moral é o princípio e o poder de todas as coisas.
A lei física que nos chama à razão é a mesma que nos conduz a Deus.
Não somos políticos, porém, temos como obrigação obedecer às leis e cumprir, com dignidade, o que nos regem os governantes de nossa Nação.
Concebo que a Verdade se resume em um Deus único Todo Poderoso, que, ao sentirmos Sua visão, acalmamos a alma e as tempestades, que servem para burilar o nosso espírito.
Falamos muito de consciência ou peso de consciência. No entanto, é preciso constância – o que mais falta ao Homem!...
Nossa alma está cheia de amor. Só falta saber empregá-lo. E pensar que o mal progride pela falta do emprego do amor!
Nosso êxito ou fracasso, persistência ou fé, com que consagramos mentalmente o objetivo que devemos alcançar, depende unicamente do equilíbrio de nossa consciência.
Procuras, sempre, a lógica do que te digo. Não raciocines por mim e, sim, pelo que podes acumular.
Deus não trouxe o Homem nesta Terra para sofrer ou levá-lo à miséria. Criou-o para que fosse feliz, dando-lhe a inteligência no livre arbítrio.